quarta-feira, 23 de maio de 2012


AS CRUZADAS - RESUMO

A primeira Cruzada conseguiu tomar cidade de Jerusalém em 1099.

A segunda Cruzada, comandada por Conrado III da Alemanha e Luís VII da França, tentou, sem êxito, recuperar a cidade de Edessa, que havia caído nas mãos dos muçulmanos.

A terceira Cruzada tinha por finalidade recuperar a cidade de Jerusalém, que havia caído nas mãos de Saladino em 1187; dela faziam parte grandes reis da Europa.

A quarta Cruzada teve um significado especial, pois se realizou inteiramente por mar, e, ao invés de dirigir-se para Jerusalém, saqueou as cidades de Zara e Constantinopla, que passou a ser sede do Império Latino.

A quinta Cruzada reuniu jovens que embarcaram em Marselha (cruzada das crianças) para em seguida partirem os cruzados que foram prejudicados pelas inundações do Nilo.

A sexta Cruzada muito mais por diplomacia do que por méritos militares, conseguiu o título de Rei do Santo Sepulcro para o imperador da Alemanha.

A sétima Cruzada convocada pelo papa Gregório IX, foi surpreendida por uma cheia do Nilo que a deixou totalmente ilhada.

A oitava Cruzada foi organizada para conter a pressão dos mamelucos; partiu de Águas Mortas, desembarcou na Tunísia e foi suspensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário